domingo, 16 de maio de 2010

SUPERDOTADOS

Atitudes Frequentes de Professores para com os alunos Superdotados Que Prejudicam o Seu Desenvolvimento
Segundo Novaes (1979)
 
· Comentários como "tal aluno deve tirar boas notas porque é inteligente" e outros do gênero fazem com que o superdotado abdique e desista de seus talentos e aptidões, uma vez que, por tê-los, tem mais preocupações e obrigações do que os outros colegas.
· Os professores, por constatarem que tal aluno é mais inteligente ou talentoso do que os seus colegas de classe, freqüentemente, passam a exibí-lo ou a protegê-lo, distinguindo-o dos demais e prejudicando suas relações com os colegas, os quais passam a rejeitá-lo.
· Por vezes, o professor se identifica com o superdotado e projeta nele suas aspirações e desejos, sendo a imagem daquele que gostaria de ter sido, do filho idealizado ou do indivíduo superior. Entretanto, pode também não aceitá-lo, desenvolvendo atitudes de antagonismo e oposição permanentes.
· Professores que tiveram alunos brilhantes geralmente tem prazer em contar, mais tarde, sua experiência; embora no ensino tenham tido dúvidas se tais crianças eram realmente superdotadas, ou problemáticas, diferentes, estranhas.
· Muito raramente o professor é tão talentoso como seu aluno em sua área específica, e não tem tanta imaginação nem criatividade quanto ele.
· O aluno superdotado é curioso, inquisidor, instável e, por vezes, irritado e agressivo, exigindo muito da pessoa do professor. Nem sempre ele (o professor) está psicológicamente preparado para enfrentá-lo e, portanto, sente-se inseguro, inferiorizado e perseguido, porquanto aquele é o aluno que sabe mais, que faz perguntas difíceis e que abala seu status de saber e de autoridade.

Muitos professores competem com seus alunos superdotados e não admitem que estes últimos saibam mais do que eles ou que possam ter idéias mais criativas ou originais.
Em meados de 1970, May W. Seagoe, citada em Novaes (1979), elaborou uma lista bastante completa de traços típicos dos superdotados e dos possíveis problemas escolares resultantes.
 
Características dos Superdotados e os Problemas Educacionais Concomitantes
Segundo Seagoe (1976)
Característica: Poder agudo de observação, pronta receptividade, senso do significativo, capacidade para estabelecer o diferente.
Problemas Resultantes: Possibilidade de rejeição grupal, oposição ao meio, defesa do próprio sistema de valores, intolerância.
Característica: Poder de abstração, de associação e de síntese, interesse pela aprendizagem indutiva e resolução de problemas, prazer na atividade intelectual.
Problemas Resultantes: Resistência ocasional à imposição de tarefas, omissão de detalhes, não aceitação de atividades de rotina.
Característica: Interesse nas relações causa-e-efeito, habilidade para perceber relações, interesse na aplicação de conceitos.
Problemas Resultantes: Dificuldade para aceitar o ilógico, o superficial e conhecimentos mal estruturados e pouco definidos.
Característica: Gosto pela estrutura e pela ordem, pela consistência, seja de valores ou números.
Problemas Resultantes: Invenção dos próprios sistemas, por vezes, em conflito com os pré-estabelecidos na escola.
Característica: Capacidade de retenção, de reorganização do conhecimento.
Problemas Resultantes: Desinteresse pela rotina, necessidade de precoce domínio das habilidades fundamentais.
Característica: Habilidade verbal, amplo vocabulário, facilidade de expressão, interesse pela leitura, extensão da informação às diversas áreas do conhecimento.
Problemas Resultantes: Necessidade precoce de especialização no vocabulário da leitura, resistência às imposições dos pais e professores, fuga no verbalismo.
Característica: Atitude de indagação, curiosidade intelectual, espírito inquisidor, motivação.
Problemas Resultantes: Falta de estimulação familiar e escolar apropriada, desestímulo, indiferença.
Característica: Espírito crítico, ceticismo, avaliação e autocrítica.
Problemas Resultantes: Atitude crítica em relação aos outros, desencorajamento, exigência interna excessiva.
Característica:: Criatividade e capacidade inventiva, inclinação para novas maneiras de ver as coisas, interesse pela livre expressão.
Problemas Resultantes: Rejeição do conhecido, necessidade de inventar constantemente.
Característica: Poder de concentração e atenção.
Problemas Resultantes: Resistência à interrupção quando concentrado nas atividades.
Característica: Comportamento persistente e dirigido para metas.
Problemas Resultantes: Obstinação, certo desligamento do desnecessário e secundário.
Característica: Sensibilidade, intuição, empatia pelos outros, necessidade de suporte emocional.
Problemas Resultantes: Necessidade de sucesso e reconhecimento, sensibilidade à crítica, vulnerabilidade à rejeição dos colegas.
Característica: Energia, vivacidade, agilidade, períodos de intenso e voluntário esforço, precedentes aos da invenção.
Problemas Resultantes: Frustração com a inatividade e ausência de progresso, impaciência.
Característica: Independência no trabalho e no estudo, preferência pelo trabalho individualizado, necessidade de liberdade de movimento e ação, necessidade de isolamento.
Problemas Resultantes: Não-conformismo com as pressões dos pais e grupos de colegas, problemas de rejeição e de antagonismo, quando pressionado.
Característica: Versatilidade e virtuosidade, diversidade de interesses e habilidades, muitos passatempos, competência em diferentes aspectos como música ou desenho e assim por diante.
Problemas Resultantes: Falta de homogeneidade no trabalho de grupo, necessidade de individualização e de ajuda para explorar e desenvolver interesses, como também de adquirir competências básicas.

Conclusões
Ao que tudo indica, os alunos superdotados são diferentes dos demais em diversos aspectos. Eles aprendem com maior facilidade e rapidez sente uma necessidade quase compulsiva de fazer as coisas à sua própria maneira, são extremamente exigentes com os seus educadores, tem várias áreas de interesse intelectual, muitas vezes são acadêmicamente superiores a colegas e professores, e são vistos como diferentes pelos demais alunos. Sendo as suas necessidades e características psicológicas relevantemente diferentes das dos alunos em geral, estes alunos precisam de um atendimento educacional também diferenciado, ou seja, preparado para dar-lhes o tratamento adequado.

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